quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Tecnologias para o processo de reciclagem de embalagens

Como já abordado em outras matérias sobre a importância da reciclagem de polilaminados, o processo de reciclagem desses materiais foi comprovado cientificamente como possível e viável economicamente. Investimento pesado está sendo feito por parte de grandes empresas como Enval, Kraft Foods, Nestlé, TerraCycle, Tetra Pak, SIG Combibloc, Elopak e outras... na pesquisa de técnicas de reciclagem para aumentar cada vez mais a gama de materiais suportados na reciclagem. O grande desafio está sendo na reciclagem de embalagens cartonadas e embalagens com vários componentes em sua composição como alumínio e plástico juntas - no caso de caixas de leite. Mas veja a seguir como esse desafio está sendo superado.

Não deixe de contar-nos sua opinião nos comentários!

Pirólise

planta-pirolise
Planta usada no processo de pirólise


Um dos processos é o de pirólise induzida por microondas. Resultado de uma pesquisa de nove anos realizada na Universidade de Cambridge, Reino Unido, esse processo obtém os sub-produtos após submeter os filmes plásticos, BOPP ou laminados a condições de altas temperaturas e em ambiente desprovido de oxigênio. A Enval, pioneira no processo, afirma que esse processo não produz gases que contribuem para o efeito estufa, obtém o alumínio limpo (não o alumínio oxidado, que tem menos valor de mercado) no caso de filmes metalizados e os hidrocarbonetos como "resíduos" que podem ser utilizados como combustível também no próprio processo de reciclagem.

Você vai gostar também...

Plasma

jato-plasma
Jato de plasma (roxo)

nucleo-reator-plasma
Núcleo de um reator plasmático


A tecnologia de plasma permite a separação total do alumínio e do plástico que compõem a embalagem. O processo revoluciona o modelo atual de reciclagem das embalagens longa vida, que até então separava o papel, mas mantinha o plástico e o alumínio unidos.

O processo de plasma é mais uma opção de reciclagem, permitindo o retorno dos três componentes da embalagem para a cadeia produtiva como matéria-prima.”Foram sete anos de pesquisa e desenvolvimento para chegarmos a este novo processo”, afirma Nelson Findeiss, presidente da Tetra Pak.

A aplicação da tecnologia de plasma para a reciclagem de embalagens cartonadas é inédita no mundo: o sistema usa energia elétrica para produzir um jato de plasma a 15 mil graus Celsius para "aquecer" a mistura de plástico e alumínio. Com o processo, o plástico é transformado em parafina e o alumínio, totalmente recuperado em forma de lingotes de alta pureza. O alumínio reciclado pode ser usado para a fabricação de novas folhas, fechando o ciclo do material. A parafina é vendida para a indústria petroquímica nacional. Já o papel, extraído na primeira etapa da reciclagem ainda na indústria de papel, mantém seu ciclo normal de reciclagem, sendo transformado em papelão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário