segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Reciclagem de BOPP: Viável ou não?

Uma das políticas mais importantes que uma empresa de respeito pode oferecer aos seus funcionários e clientes é a de reciclagem do material. A forma como lidar com ele no meio ambiente é tão importante quanto: a produção do BOPP e sua distribuição. Infelizmente nem todas as empresas se preocupam em serem ecologicamente corretas alegando inviabilidade no processo. Por outro lado, cooperativas afirmam que o BOPP é totalmente reciclável. A Limer-Cart irá ajudar você a sanar essa dúvida.

Não deixe de contar-nos sua opinião nos comentários!
reciclagem_pp
Símbolo de reciclagem de PP

Argumentos contra a reciclagem do BOPP


Recicladoras que não consideram esse tipo de material como reciclável alegam que não há empresas suficientes que o utilizam industrialmente, para que haja necessidade de um sistema de coleta seletiva de BOPP, que por muitas vezes é confundido com outros materiais e é contaminado no ato em que é descartado. A desvalorização pelos compradores que não o consideram economicamente lucrativo e a dificuldade na triagem do material, devido aos problemas de separação e lavagem, desmotivam coletores que não querem perder tempo em coletar sem ter para quem vender. Se é vantajoso ou não, a questão é que todo esse desinteresse no processamento do BOPP pós-uso resulta em lixo acumulado sem destino poluindo o meio ambiente.

Argumentos em prol da reciclagem do BOPP


Por outro lado, cooperativas e empresas multinacionais estão se unindo para defender a ideia de que o BOPP pode ser amplamente utilizado comercialmente após o primeiro uso. Existem inúmeras aplicações para o BOPP após a sua reciclagem.
Desde 2011 por exemplo, a Inglesa de Cambridge Enval, gigante no ramo de tecnologias e processos de reciclagem, conta com o apoio da Nestlé e da Kraft Foods para desenvolvimento da reciclagem do BOPP. Para todas elas, a ideia de lixo BOPP está ultrapassada pois podem ser reciclados do plástico BOPP ao alumínio da laminação do filme.

pirólise
Máquina usada na pirólise

alumínio-reciclagem
Alumínio recuperado na reciclagem


A reciclagem do BOPP, ao contrário do que pessimistas alegam, é um processo economicamente viável, já que a energia usada no processo é proveniente de fontes renováveis quando não dos próprios sub-produtos obtidos da reciclagem como hidrocarbonetos, que podem ser usados como combustíveis.

Como o BOPP é composto basicamente por átomos de hidrogênio e carbono (saiba mais sobre BOPP), sua combustão gera gás carbônico que não polui e vapor d'água que pode ser pressurizado - semelhante à locomotiva a vapor - gerando energia para o próprio processo de reciclagem.

Seja contra ou a favor, a questão ecológica por traz disso tudo é o que deve ser levada em conta por empresas que são diretamente responsáveis por suas ações no meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário