sexta-feira, 17 de julho de 2015

O que é BOPP?

BOPP é a sigla para Bi-axially Oriented Polypropylene ou Polipropileno Biorientado

O filme de Polipropileno Biorientado (BOPP) tem sido desenvolvido ao longo dos últimos 35 anos e é agora amplamente utilizado em lugar de celofane, papel encerado e folha de alumínio. O polímero utilizado na fabricação do BOPP é derivado do petróleo e consiste apenas de átomos de carbono e hidrogênio. A produção de polipropileno é segura e eficiente energeticamente, e o produto é facilmente limpo e tratado. Veja mais também sobre o processo de reciclagem do BOPP.

Não deixe de contar-nos sua opinião nos comentários!


embalagens-de-bopp
Embalagens de BOPP

filmes-bopp
Tipos de Filme BOPP


"Biorientado" significa que a película é estirada em duas direções diferentes. A orientação traz várias mudanças no filme, como menor alongamento (mais difícil de esticar), maior resistência à tração para uma determinada espessura, maior rigidez, a melhoria das propriedades ópticas, e melhor barreira contra água/gases. Quando são necessárias propriedades de barreira e de vedação, podem ser obtidas usando um dos dois métodos: a película de revestimento, ou camadas de materiais diferentes de co-extrusão. O processo de co-extrusão faz com que o filme seja totalmente reciclável. É também um processo mais eficiente.

filme-bopp-metalizado
Filme BOPP Metalizado

Há quatro etapas gerais que são tomadas para produzir filme pronto de BOPP.
- Processo Co-extrusão
- A orientação da película em duas direções
- Corte primário do filme BOPP
- Corte secundário ou Metalização

Os resíduos de plástico, incluindo filme BOPP, podem ser reciclados e novamente transformados em produtos para diversas aplicações. Veja mais sobre as aplicações do BOPP. Quando incinerados, somente o dióxido de carbono e vapor de água são produzidos, sem poluição. A energia libertada resultante é o dobro do calor de carvão. No entanto, ao contrário dos produtos de papel e celulose, o BOPP não é biodegradável. Mas quando usado em aterros, os resíduos plásticos têm o benefício positivo de estabilizar o solo sem produzir subprodutos nocivos ou desagradável.

rotulos-de-bopp
Rótulos de BOPP


O filme de BOPP demonstra excelente uso de recursos na Terra. Tem propriedades de barreira à humidade eficazes que são alcançados sem revestimentos. Devido à sua resistência superior com espessuras baixas, nivelamento, claridade, peso leve e capacidade de impressão excelente, tornou-se um material de embalagem indispensável para uma ampla variedade de produtos de consumo, incluindo alimentos, peças de vestuário, têxteis, e estacionária. O processo de co-extrusão também oferece excelentes características de vedação para pacotes seguros e de boa vida útil, evitando a deterioração do produto e resíduos.

Dados Técnicos
formula-estrutural-polypropylen-polipropileno
Fórmula estrutural do Polipropileno
simbolo-reciclar-plastico-PP-polipropileno
Símbolo de reciclagem de PP
Nome: Polipropileno
Nome IUPAC: poli(1-metiletileno)
Outros nomes: Polipropileno;
Polipropeno;
Polipropene 25 [USAN];
Polímero do propeno;
Polímero do propileno;
 Homopolímero do propeno.



Propriedades

Fórmula molecular: (C3H6)x
Densidade: 0.85 g/cm3 (amorfo) ou 0.95 g/cm3 (cristalino)
Ponto de fusão: ~ 165 °C
Índice de refracção (nD): 1.49 (20 °C) 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário